Blog

impermeabilização

Quando é necessário fazer a manutenção da impermeabilização?

A impermeabilização possui um tempo de vida útil, porém este cálculo pode variar de acordo com as regiões, clima, temperatura, umidade, instalação, etc. A água aparece como o principal fator para realização de manutenção.

Vagarosamente ela se infiltra nas paredes, pisos, coberturas, lajes e fachadas, podendo chegar às estruturas da edificação. O que pode causar muitos problemas para o morador ou proprietário do prédio.

Sinais como aparecimento de umidade, infiltração (entenda mais sobre infiltrações nas rachaduras), vazamentos, formação de manchas e bolhas na pintura ou textura, desbotamento, bolor, destacamento do revestimento, fissuras e trincas são exemplos da necessidade de reparos ou substituição do sistema de impermeabilização.

Esses indícios representam a diminuição do desempenho do sistema que garante a estanqueidade e futuramente ocorrerá problemas em demais áreas.

A estrutura pode sofrer danos devido o ingresso de umidade, causando uma reação na ferragem e gerando assim um comprometimento da estrutura. Consequentemente acontecem aparições de trincas e rachaduras por conta do aumento da ferragem, tudo isso devido a infiltração da água.

A infiltração dificilmente começa onde aparecem os seus sinais. É fundamental descobrir de onde vem essa água. Ela pode ser de origem pluvial, da tubulação, da piscina ou a água usada na limpeza. O condomínio pode analisar ainda se o revestimento, como por exemplo, piso e cerâmica, estão bem rejuntados.

Caso não esteja, antes de fazer o reparo é importante observar a extensão dos danos causados pela argamassa defeituosa. Podemos lembrar que até os materiais usados na limpeza podem determinar o tempo de vida de uma impermeabilização.

Qual o período de duração da impermeabilização?

Como já foi citado, o tempo de vida de cada impermeabilização varia de acordo com a mão de obra e a qualidade do material. Existe uma grande alternação do tempo para executar manutenção entre área interna e externa, porque em regiões de grandes impactos do ambiente, como por exemplo, litoral, há a maresia, umidade, ventos, variação de temperatura, todas essas causas vão interferir na infraestrutura da construção, passando para a impermeabilização.

Já em grandes cidades, a constante trepidação em decorrência do movimento de ônibus, caminhões, carros, construções e sombreamento nas fachadas, acabam por fim, acelerando o desgaste do sistema.

Solicite que a manutenção seja feita por profissionais

A imensa experiência adquirida através de muitos estudos e mais de 600 mil metros quadrados impermeabilizados, faz com que a Impertan conduza os problemas de impermeabilização através da aplicação dos princípios científicos da Engenharia.

Tudo realizado por engenheiros e técnicos altamente capacitados, o que gera credibilidade, confiança e, principalmente, satisfação do cliente.

De forma geral, todos os revestimentos exigem algum tipo de monitoramento, em qualquer parte do edifício. Não se deve economizar na impermeabilização, o rejunte precisa estar sempre em ordem, pois o prejuízo pode ser maior com o passar dos anos.

Quer tirar dúvidas ou solicitar um orçamento? Nossa sede fica na Rua José Moreira Filho, 68- Vila Mogilar – Mogi das Cruzes – SP. Ou você pode nos ligar no telefone 11 4736-3156 | 4736-3154 | (11) 99830-4005.

E até nos mandar um e-mail: contato@impertan.com.br

Aproveite e curta nossas páginas nas redes sociais: FACEBOOK, INSTAGRAN e LINKEDIN.