BOLOR E MOFO: SINTOMAS DA FALTA DE IMPERMEABILIZAÇÃO
Da construção à utilização, todas as edificações sofrem degradação de agentes agressivos. A falta de impermeabilização causa a manifestação de patologias estruturais, no caso da umidade, pelo surgimento de bolor, manchas e mofo.
Vemos, então, que a impermeabilização não é um assunto secundário em construção civil, e sim um processo contínuo de preservação do desempenho e vida útil da edificação.
Causas mais comuns para falta de impermeabilização e suas anomalias
A falta de impermeabilização afeta a capacidade de estanqueidade estrutural, bem como favorece o surgimento de anomalias (mofo, bolor, corrosão de armaduras, eflorescência, entre outras).
Estes sinais indicam que existe falta de impermeabilização adequada, cujos motivos podem ser:
- Atenção indevida ao sistema de impermeabilização durante a construção;
- Falta de manutenção preventiva;
- Intervenções mal executadas.
Nesse cenário, precisamos, logo nos primeiros indícios, procurar o serviço especializado para identificar o tipo de falta de impermeabilização que acomete a estrutura, sendo de causa externa ou interna.
O que fazer para acabar com mofo e bolor nas estruturas construtivas?
A manutenção precoce para corrigir a impermeabilização em edificações sem dúvidas onera muito menos, uma vez que a umidade ainda não tenha atingido a estrutura armada da edificação.
Para saber onde atuar, devemos analisar a construção através de procedimentos como:
- Técnicas de exames visuais;
- Levantamento das anomalias construtivas;
- Análise do projeto inicial de impermeabilização;
- Análise dos materiais utilizados;
- Análise ambiental do local.
Através do exame visual é possível saber o tipo de umidade, o que é importante para que possamos agir mais assertivamente. No caso do surgimento de mofo ou bolor já dá para termos uma ideia do tipo de umidade que acontece.
O local ideal para proliferação de mofo são áreas que apresentam umidade por condensação e onde não haja água corrente. Sabendo que a água se condensa na estrutura, é possível definir qual a falta de impermeabilização existente e o material mais adequado para solucionar o problema.
Veja o que podemos te oferecer!
As construtoras precisam agir contra essas problemáticas. Mas, como? Basta ter alguns aspectos sobre falta de impermeabilização em mente:
- Inspeções e detecção de anomalias garantem a ação precoce oferecendo qualidade e segurança à estrutura e à salubridade;
- Entre 10 e 20 anos o sistema de impermeabilização deve ser substituído;
- Erros de construção, tanto no projeto quanto na execução oneram em altos custos.
Devido à importância de evitar falta de impermeabilização desde a construção até a utilização, nós da Impertan somos especializados em impermeabilizar edificações verticais, ETE, ETA, divisórias sanitárias e também na aplicação de mantas impermeabilizantes para indústrias e estruturas de lajes.
Conte com especialistas para te atender!
Quer tirar dúvidas ou solicitar um orçamento?
Nossa sede fica na Rua José Moreira Filho, 68- Vila Mogilar – Mogi das Cruzes – SP.
Além disso, você pode nos ligar no telefone 11 4736-3156 | 4736-3154 | (11) 99830-4005.
E até nos mandar um e-mail: contato@impertan.com.br
Aproveite e curta nossas páginas nas redes sociais: FACEBOOK, INSTAGRAN e LINKEDIN.