NO QUE A IMPERMEABILIZAÇÃO DE ETA E ETE DIFERE DAS OUTRAS?
A impermeabilização de ETA E ETE, que são estações de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE), é um processo de alta importância, assim como é para outros tipos de estruturas de edificações.
Mas, qual a real diferença entre a impermeabilização de estações de tratamento de água e efluentes das outras? Se você tem essa dúvida, entenda isso e mais sobre o assunto nesse artigo.
Impermeabilização de ETA E ETE: importância e como ela se diferencia das demais?
As estações de tratamento de água e esgoto são tanques construídos com diferentes tipos de materiais, como concreto, armações de ferro, entre outras. Além disso, contam com tecnologia e uso de substâncias químicas, que são usadas no tratamento da água.
Por englobarem materiais, substâncias e tecnologias variadas, as ETAs e ETEs são estruturas mais complexas se comparadas a outras edificações como os prédios, por exemplo.
Ademais, as estações reservam um grande volume de água, o que eleva a necessidade de uma boa impermeabilização para evitar que as estruturas sólidas se deteriorem com o passar do tempo.
Portanto, a impermeabilização é indispensável para preservar os tanques. No entanto, essa segurança vai além, pois o processo ajuda também a manter a eficiência do tratamento.
Isso porque, ao evitar a degradação das estruturas dos reservatórios, é afastado o risco de contato de resíduos provenientes dos materiais na água. E mais: a impermeabilização é um método que previne o desperdício.
A diferença do processo de impermeabilização de ETA e ETE dos demais, é que ela é mais exigente em termos de escolha do produto e forma de aplicação, uma vez que as estações contêm, como citamos, substâncias químicas.
Esses elementos químicos somados à exposição contínua das estruturas a intempéries, levam a uma deterioração mais rápida.
Assim, o procedimento de impermeabilização é muito mais rigoroso para que se tenha um resultado em segurança eficiente, que prolongue a vida útil dos tanques e auxilie a preservar a qualidade do tratamento.
Etapas da impermeabilização de estações de tratamento de água e esgoto
Para deixar mais claro o assunto, você vai saber quais são as etapas essenciais no processo de impermeabilização de ETA e ETE:
- Análise do projeto: para que a impermeabilização atinja o máximo grau de eficiência, é realizado o estudo do projeto da estação para identificar as particularidades da estrutura.
- Escolha do sistema: baseado na análise das características do tanque, como materiais, tipos de substâncias utilizadas, entre outros, é feita a escolha do sistema de impermeabilização mais adequado.
- Aplicação: também seguindo critérios do projeto da estação, é realizada a aplicação do sistema no local, de modo a abranger todas as áreas de risco.
Seja para estações novas ou já existentes, a Impertan conta com um time de profissionais especializados, que irá garantir a segurança e longevidade dos tanques. Para saber mais sobre o serviço, entre em contato.
Quer tirar dúvidas ou solicitar um orçamento?
Nossa sede fica na Rua José Moreira Filho, 68- Vila Mogilar – Mogi das Cruzes – SP.
Além disso, você pode nos ligar no telefone 11 4736-3156 | 4736-3154 | (11) 99830-4005.
E até nos mandar um e-mail: contato@impertan.com.br
Aproveite e curta nossas páginas nas redes sociais: FACEBOOK, INSTAGRAN e LINKEDIN.