TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ETE INDUSTRIAL
Ter uma ETE Industrial gera uma série de benefícios para o setor fabril, pois por meio dela é possível tratar os remanescentes de água oriundos de processos industriais para que seja possível reutilizá-los. Uma ação extremamente importante do ponto de vista ambiental.
Para a fábrica em si, ter uma Estação de Tratamento de Afluentes (ETE) reduz severamente o consumo de água e ainda permite que uma série de penalidades sejam evitadas, o que também evita o pagamento de multas fixadas por órgãos de controle ambiental.
O que diz a lei
A Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9443 de 1997) dispõe de regras e práticas que devem ser observadas pelos setores que consomem e descartam água. Dentre eles, a indústria, que é o segundo maior consumidor deste recurso, perdendo apenas para o agronegócio.
O conjunto de afluentes descartados é chamado de corpo d’água e ele é classificado de acordo com sua modalidade. Essa classificação é importante, uma vez que evita que o afluente descartado altere a qualidade hídrica do corpo d’água que irá recebe-lo.
Assim sendo, cada ETE Industrial deve ser planejada para promover processos que tratem e purifiquem a água descartada. Vale pontuar que cada indústria produz um tipo residual de água a depender dos produtos e processos executados para produzir uma mercadoria.
Já a Resolução Conama número 430 é a que deve ser consultada para compreender como deverá ser feito o descarte de efluentes e o padrão de carga poluidora de cada um deles a ser atendido pelas empresas. Descumprir essas normas acarreta em multas e na paralização dos negócios.
Como garantir o bom funcionamento da ETE Industrial
Para garantir que sua ETE Industrial funcione de maneira eficiente, por longo tempo e com total atendimento das normas impostas, é preciso observar algumas práticas:
- Aplicar processos voltados à neutralização de impurezas e produtos químicos existentes nos efluentes para que eles possam ser descartados com segurança;
- Represar os efluentes de maneira segura para que eles não se misturem a outros corpos d’água antes de estar devidamente tratados e, assim, não haverá contaminação;
- Impermeabilizar corretamente e com produtos eficientes toda a ETE Industrial, o que inclui também suas estruturas, como muros de arrimo e solo.
A Impertan é especialista em impermeabilização para Estação de Tratamento de Afluentes Industrial e oferece seus serviços com preços justos e atendimento voltado para empresas de todos os portes. Conte conosco e tenha sucesso no estabelecimento de sua ETE Industrial.
Quer tirar dúvidas ou solicitar um orçamento?
Nossa sede fica na Rua José Moreira Filho, 68- Vila Mogilar – Mogi das Cruzes – SP.
Além disso, você pode nos ligar no telefone 11 4736-3156 | (11) 99830-4005.
E até nos mandar um e-mail: contato@impertan.com.br
Aproveite e curta nossas páginas nas redes sociais: FACEBOOK, INSTAGRAN e LINKEDIN.